sexta-feira, 23 de outubro de 2009

OS GATOS DEMONSTRAM CARINHO SIM!!!


É comum dize­rem que gatos não gos­tam da gente, mas sim da casa. Que não inte­ra­gem com seus huma­nos. Q uem fala isso não entende nada de gatos.
Aí vão algumas dicas de como eles demonstram carinho:

Felinos nor­mal­mente usam téc­ni­cas muito sutis para demons­trar afei­ção; estes sinais podem pas­sar des­per­ce­bi­dos por um pro­pri­e­tá­rio inex­pe­ri­ente. Aqui estão os sinais mais comuns:

PISCAR: Normalmente os gatos enca­ram estra­nhos e adver­sá­rios em poten­cial (sejam feli­nos, huma­nos, ou outro ‘ini­migo’ qual­quer) com um olhar fixo, sem pis­car. No mundo dos gatos, o maior gesto de con­fi­ança e acei­ta­ção é um deles pis­car seus olhos na com­pa­nhia de outro. Um felino que recebe seu dono com pis­ca­das lon­gas e des­pre­o­cu­pa­das ou olhos lan­gui­da­mente semi-cerrados está demons­trando uma pro­funda confiança.
No mundo sel­va­gem, o milé­simo de segundo que dura uma pis­cada o deixa vul­ne­rá­vel a um ata­que de surpresa.

CUIDADOS: O fato de seu gato per­mi­tir que você o arrume e escove demons­tra um alto nível de con­fi­ança e acei­ta­ção. Gatos não domes­ti­ca­dos lam­bem um ao outro como um gesto para ali­viar o stress e cons­truir rela­ci­o­na­men­tos. Algumas vezes um gato par­ti­cu­lar­mente demons­tra­tivo pode lam­ber seu humano.
Nada como um ‘pee­ling’ no nariz, feito com uma lín­gua áspera :-)

ESFREGAR A CABEÇA: O ros­ti­nho dos gatos con­tém glân­du­las que libe­ram um odor usado para mar­car ter­ri­tó­rio. Quando um gato esfrega o rosto deter­mi­na­da­mente no seu humano, está demons­trando afei­ção e tam­bém “mar­cando” aquela pes­soa como sua pro­pri­e­dade exclusiva.
“Tudo nessa casa é MEU!!! huahuahua!!!”

AMASSAR PÃOZINHO: Pressionar rit­mi­ca­mente as patas da frente no seu humano recria o “passo do leite” que os gati­nhos usam quando estão mamando, para esti­mu­lar o fluxo de leite na mamãe gato.Alguns gatos entram em tal transe felino quando amas­sam pão­zi­nho que che­gam a babar! Com cer­teza estão de volta à infân­cia, mamando em suas mães.

MOSTRAR A BARRIGA: De vez em quando um felino pode virar e mos­trar seu ‘baligo’ a você. Expor a bar­riga dessa maneira é o mais pro­fundo gesto de con­fi­ança que um felino pode ofe­re­cer. Lembre-se, no entanto, que isso não sig­ni­fica neces­sa­ri­a­mente um con­vite para fazer cari­nho nela. Na ver­dade, o cari­nho pode fazer com que o gato rapi­da­mente se colo­que em modo defensivo.Isso acon­tece por­que a bar­riga é um dos pon­tos mais vul­ne­rá­veis do gato em uma briga, e o seu ins­tinto grita para que ele a pro­teja, ape­sar de gos­tar de rece­ber cari­nhos nela. É por isso que às vezes ele aceita o cari­nho por um tempo e de repente começa a dar chu­ti­nhos e mor­der, que­rendo sair dessa posi­ção tão vul­ne­rá­vel – é o ins­tinto falando mais alto. Respeite, e poupe-se de levar alguns arranhões :-)

8 comentários:

  1. ADOREI O SEU BLOG TAMBÉM ... VOU SEGUIR COM CERTEZA, CONTINUE ME VISITANDO BJS LU, BENTO & BRANCA =^.^=

    ResponderExcluir
  2. Que blog lindo Emily! Uma menina tão jovem como tu que já se dedica à causa animal nos dá uma grande esperança de um futuro melhor para os bichinhos. Sabe que tenho alguns gatos (principalmente a minha Snow) que quando me vêem ficam com os olhos semi-cerrados? Eu sempre chamei de olhos de conquistador; não sabia que era sinal de confiança! A gente está sempre aprendendo mais sobre os gatinhos mesmo e o mundo dos blogs, além de novas amizades, nos dá muita informação. Adorei tua visita lá no Miados Mil e também vou te seguir! Beijos mil

    ResponderExcluir
  3. Lindinho esse blog, se contar a vc que meu gato tem a mania de chupar a orelha da minha filha e minha como se fosse na mãe dele! só agora descobrimos o quanto ele sente falta da mãezinha dele!!!ele chega a ronronar de tão mole que fica é lindo!!!

    ResponderExcluir
  4. que lindo o seu blog ^^
    obrigada pela visita !

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. HA. And what's even better is that 'beauty' is about as far from reality as it can get! nike air maxCompare the (heavily doctored) photo's used by the media from her Facebook page and then the news clip of her on camera and you'll see quite a difference!air max 2009 A pig nosed fake-red head with a bad shirt? But how can that be!? nike air max 24-7.

    ResponderExcluir
  7. Emily parabéns pelo bloguinho...muito lindo..
    Tenho uma gatinha chamada Nina...venha conhece la...http://nininhavalente.blogspot.com/
    Beijos!
    San...

    ResponderExcluir
  8. Meu gato me lambe direto {E com isso eu digo SEMPRE que chega perto de mim}, amostra a barriga, esfrega a cara em mim, e geralmente quer dormir, ou andar em cima de mim quando estou dormindo...
    Acho que ele gosta de mim .-.

    ResponderExcluir